São Tomás de Aquino: Pontos Básicos


   É comum ouvirmos falar que São Tomás de Aquino é o mais importante teólogo da Escolástica. Mas afinal o que vem a ser Escolástica?
    Escolástica foi uma corrente filosófica nascida na Europa Medieval, que dominou o pensamento cristão entre os séculos XI e XIV, que teve como destaque São Tomás de Aquino. Por volta do século XVII a corrente escolástica perde o papel de destaque, nasce então a filosofia moderna que traria pensadores e cientistas como Galileu Galilei e René Descartes.

   A obra aquinata influenciou e ainda influencia os saberes filosófico e teológico contemporâneos. Com grande aptidão São Tomás soube como ninguém conciliar a filosofia com a teologia, para ele entre a razão e a fé não existem contradições e sim relações, pois ambas emanam do grande Deus.
   Ao contrário do que costuma tratar , São Tomás não cristianizou a filosofia aristotélica, nem ajustou a teologia latina aos moldes gregos. Na verdade ele buscou o fruto da verdade filosófica (razão) confrontando-o com o fruto da verdade revelada (fé).
   Aquino viveu apenas 49 anos. Contudo ergueu um sistema filosófico-teológico inigualável, havendo muito ainda por ser descoberto e estudado.
   Como já foi dito..., Aquino viveu apenas 49 anos sendo que desses 49, 24 foram de produtividade. Se editássemos toda sua obra em formato convencional, para escrever tudo que escreveu ele teria escrito nesses 24 anos 5 páginas por dia. É uma imensa quantidade, mas, acima disso estava a qualidade e produtividade!
   É escrito mais de mil livros por ano sobre Tomás. Mas afinal que foi este sábio tão estudado?
   Tomás de Aquino nasceu em 1225 no Castelo de Roccasecca na comarca de Aquino, no reino da Sicília, filho de Landolfo de Teodora, família nobre de linhagem lombarda. Passou pelo Mosteiro de Montecassino, onde recebeu as primeiras instruções. Estudou em Nápoles e tomou hábito dominicano em 1244. Nesse mesmo ano foi raptado do convento dominicano e aprisionado por seus irmãos que não queriam vê-lo religioso. De 1245 a 1252, foi discípulo  de Alberto Magno em Paris, e depois, em Colônia.
   Dentre as suas obras as de maior destaque são: Summa Contra Gentiles e Summa Theologiae.
   No dia 07 de março de 1274 nas primeiras horas da manhã São Tomás vem a falecer.
   Esse teólogo revolucionou a Igreja Católica. Mas qual foi o milagre que o consolidou santo?
  Se analisarmos de maneira tradicional, na qual deve acontecer um fato paranormal, não existiu milagre. Porém, a Igreja o proclamou santo protetor dos estudantes e dos estudiosos católicos, devido à sua obra e sabedoria. Sua festa é celebrada para os católicos no dia 28 de janeiro.

Fontes consultadas para elaboração do texto: 
PECORARO, Rossano. Os Filósofos: Clássicos da Filosofia. São Paulo: Editora Vozes. Vol 1
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-filosofia-escolastica

Postar um comentário